Curriculum Vitae Resumido

Micael Herschmann

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e formação pós-graduada (mestrado e doutorado) em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou ainda cinco estágios pós-doutorais: uma em Comunicação (na Universidade Complutense de Madri, em 2006) e mais quatro em Ciências Sociais (na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2014; na CLACSO, em 2015; na École de Hautes Études en Sciences Sociales; em 2019; na Université Paul-Valéry Montpellier, em 2020). Em duas ocasiões foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ (primeiramente entre 2007 e 2009, e, posteriormente, entre 2017 e 2019), o qual foi avaliado com conceito 7 pela CAPES em 2017. Com apoio do Programa CAPES-PRINT foi Professor Visitante Sênior do Depto. de Sociologia da Université Paul-Valéry de Montpellier, França (em 2020). Atualmente é: pesquisador 1D do CNPq; Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (na categoria sênior) pela segunda vez; Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ; docente vinculado a linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ; coordenador geral do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação, vinculado também ao PPGCOM da UFRJ (atua como líder deste grupo de pesquisa, fundado em 1992, que está inscrito na base do CNPq). É um dos membros fundadores dos seguintes GTs: Comunicação, Música e Entretenimento (da INTERCOM) e Estudos de Som e Música (da COMPÓS). Vem desenvolvendo as seguintes investigações: “Cidades Musicais do Estado do Rio de Janeiro” e “Cartografias Sensíveis das Cidades Musicais do Estado do Rio de Janeiro” (projetos que contam com o apoio do CNPq, da CAPES e da FAPERJ). Vem trabalhando nos últimos anos com os seguintes tópicos: comunicação & cultura urbana; cidades criativas; estudos som e música; juventude, espacialidade & políticas públicas (para mais informações cf. o site/blog do pesquisador: https://micaelherschmann.wordpress.com). É autor de inúmeros artigos, ensaios, coletâneas e livros (elaborados individualmente e em parceria). Dentre a sua produção intelectual mais recente destacam-se as seguintes publicações: Cidades Musicais (Editora Sulina, 2018); Música nas ruas do Rio de Janeiro (Editora Intercom, 2014); Entretenimento, Felicidade e Memória (Anadarco Editora, 2012); Comunicações e Territorialidades (Anadarco Editora, 2012); Nas bordas e fora do mainstream musical (Editora Estação das Letras e das Cores, 2011); Indústria da Música em Transição (Editora Estação das Letras e das Cores, 2010); Comunicação e História – interfaces e novas abordagens (Editora Mauad X, 2008); Lapa, cidade da música (Editora Mauad X, 2007); Novos Rumos da Cultura da Mídia (Editora Mauad X, 2007); Comunicação, Cultura e Consumo (Editora E-Papers, 2005); Mídia, Memória & Celebridades (Editora E-Papers, 2003); O funk e o hip-hop invadem a cena (Editora UFRJ, 2000); Linguagens da Violência (Editora Rocco, 2000); Abalando os anos 90 (Editora Rocco, 1997); A invenção do Brasil Moderno (Editora Rocco, 1994); e Lance de Sorte (Editora Diadorim, 1993).

Para acessar a versão completa do curriculum vitae: http://lattes.cnpq.br/8285658527971096

Deixe um comentário