Pesquisas Anteriores

Projetos de Pesquisa anteriormente realizados (2007-2013):

Projeto de Cooperação Internacional: Economia da Música do Brasil e Espanha – possibilidades e desafios para a democratização da cultura e o desenvolvimento econômico nas sociedades ibero-americanas.

Período: 2011-2012

Descrição: Elaborar um estudo comparativo sobre a situação atual da indústria da música no Brasil e na Espanha, observando suas potencialidades e desafios para o desenvolvimento econômico sustentável desses mercados e para a democratização da cultura em ambos os países. Através da realização de duas missões de trabalho acadêmica – que permitirão organizar dois seminários e dois workshops -, busca-se: elaborar artigos em parceria; desenvolver projetos de pesquisas interinstitucionais; fortalecer uma rede internacional de investigadores que trabalham com o tema; bem como concretizar um convênio de cotutela com a participação de alunos de pós-graduação em comunicação da Universidad Carlos III de Madri e da UFRJ.

Agências Financiadoras: CNPq, FAPERJ, CAPES e Ministério da educação da Espanha.

Projeto de Pesquisa: Indústria da música do Estado do Rio de Janeiro.

Período: 2010-2012

Descrição: Nesta investigação busca-se não só continuar avaliando os desafios que o circuito “independente” de samba & choro – que se formou na região da Lapa – vem enfrentando (avaliados no projeto anteriormente desenvolvido com o apoio do CNPq intitulado “O circuito cultural do Samba e do Choro da Lapa”, no triênio 2007-2010), mas também se analisará outros circuitos de grande potencial de desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro: o de rock em Niterói e o de seresta em Conservatória. Além disso, serão realizados encontros sistemáticos com pesquisadores (workshops e seminários) que possibilitem reunir dados e informações de investigações elaboradas por investigadores da indústria da música do país empenhados em reelaborar políticas públicas e promover Desenvolvimento Local. Busca-se com esta pesquisa e intercâmbio desenvolver uma perspectiva comparativa necessária para fazer avançar as reflexões e marcos teórico-conceituais em torno do tema. Assim, a partir dos estudos de caso dos circuitos musicais independentes do Rio de Janeiro – e da perspectiva da economia política da comunicação e dos estudos culturais -, esta investigação pretende analisar as transformações em curso na indústria da música brasileira (e transnacional), a qual é de grande importância para o desenvolvimento endógeno e mais equilibrado do Rio de Janeiro (e do país). Esta investigação tem como suas mais importantes referências os estudos que foram desenvolvidos nos últimos anos por importantes pesquisadores da indústria da música e/ou dos Estudos Culturais, tais como: Stuart Hall, Raymond Williams, Simon Frith, George Yúdice e Keith Negus.

Agências Financiadoras: CNPq e FAPERJ.

Projeto de Cooperação Internacional: Diversidad Cultural y Desarrollo Local

Período: 2008-2009

Descrição: Projeto Interinstitucional e Internacional realizado entre o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação do PPG em Comunicação da UFRJ e Departamento de Comunicação da Universidad Carlos III. Pesquisa que se propõe mapear e realizar um estudo comparativo entre o ambiente cultural da cidade de Madrid e Rio de Janeiro: visando a construção de diagnóstico e a elaboração de subsídios para políticas públicas na área da comunicação e cultura.

Agência Financiadora: Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID).

Projeto de Pesquisa: O circuito cultural do Samba e do Choro da Lapa.

Período: 2007-2010

Descrição: A partir do estudo de caso do circuito cultural do Samba e Choro da Lapa (RJ), esta investigação pretende repensar a reestruturação da indústria da música brasileira (e transnacional), a qual é de grande importância para o desenvolvimento do país. Inspirado principalmente (mas não exclusivamente) na Escola Britânica (toma como referência especialmente a obra de Williams e Hall) e buscando desenvolver uma análise que contemple a perspectiva da Economia Política da Comunicação e dos Estudos Culturais, este projeto de pesquisa tem ainda como principais referências alguns autores que vêm desenvolvendo um importante trabalho na área da Comunicação e da Cultura: Canclini, Du Gay, Yúdice e Frith. Busca-se com este tipo de reflexão subsidiar políticas públicas mais democráticas, colaborando, entre outras coisas, para a preservação do pluralismo cultural regional e para a elaboração de políticas de desenvolvimento local sustentável. Parte-se do pressuposto de que os estudos de comunicação têm uma importante contribuição a dar neste momento, podendo contribuir subsidiando não só estratégias que auxiliem atores sociais locais a tornarem seus empreendimentos sustentáveis, mas também o desenvolvimento de políticas culturais mais democráticas.

Agências Financiadoras: CNPq e FAPERJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s