NEPCOM

Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação

O  NEPCOM é um centro de pesquisa vinculado à Escola e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criado em 1992, o NEPCOM vem desenvolvendo atividades de pesquisa e documentação no campo da comunicação e da cultura contemporânea. Através de projetos interdisciplinares, este grupo de pesquisa busca estabelecer uma rede nacional e internacional de pesquisadores, na tentativa de dinamizar a discussão acadêmica e cultural nacional sobre novas perspectivas na área dos estudos comunicacionais. As atividades de documentação e pesquisa promovidas pelo núcleo vêm proporcionando uma integração mais efetiva entre a graduação e a pós-graduação e contribuindo para a formação de um quadro de pesquisadores no campo da comunicação e da crítica da cultura.

Áreas de interesse

Cultura da Produção e Produção de Cultura
Repensar a dinâmica das indústrias culturais na sociedade contemporânea: seus reflexos sobre organização da vida social, diversidade cultural e cidadania. Desenvolvimento de estudos sobre a cultura da produção das indústrias culturais e economia da cultura.

 Comunicação e Experiência Urbana
Repensar a comunicação e os processos sociais e/ou subjetivos desenvolvidos no espaço urbano no mundo atual. Desenvolvimento de estudos que privilegiam especialmente a análise dos seguintes temas: as novas formas de sociabilidade; as expressões culturais e políticas; os processos de construção identitária e de consumo; os processos de exclusão social e/ou produção criativa.

Comunicação e Culturas Juvenis
Análise das novas configurações de subjetividade e sociabilidade juvenil na vida on-line off-line. O circuito de produção e consumo midiático das subculturas, cenas e tribos. Destaque para os estudos das seguintes temáticas: práticas dos fãs; representações dos adolescentes e jovens na mídia; juventude, poder e resistência: ativismo digital e intervenções urbanas; dinâmica dos circuitos e do mercado do audiovisual e seus reflexos sobre a construção do cotidiano dos atores sociais.

Comunicação, História e Memória
História da comunicação e, em especial, da imprensa e da televisão no Brasil. Pesquisa sobre os processos comunicativos e suas relações com os sistemas sociais: o econômico, o político e o cultural. Ênfase na análise dos seguintes aspectos: a dinâmica de funcionamento das empresas de comunicação; as representações e as práticas discursivas; os gêneros narrativos (jornalismo, dramaturgia e entretenimento); o jornalismo como prática social e a identidade do profissional de imprensa. Reflexão sobre as relações entre mídia e memória: a valorização do passado no contexto da contemporaneidade.

Coordenação geral:
Micael Herschmann – micaelmh@globo.com

Pesquisadores:
Ana Paula Goulart Ribeiro – apgoulart@terra.com.br

João Freire Filho – jofreirefilho@gmail.com

Marialva Barbosa –  mcb1@terra.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s